O órgão de defesa do consumidor divulgou, há pouco, o levantamento das reclamações feitas durante todo o ano de 2014 pelos sinopenses, que pediram providências em relação a problemas que tiveram com órgãos públicos, bancos, empresas de vários segmentos. Foram 3.955 atendimentos com 1.117 reclamações fundamentadas.
O setor de produtos lidera com 55,02%, em segundo a área 'assuntos financeiros', com 24,92%, em terceiro o setor de serviços essenciais, com 12,75% das reclamações; em quarto, serviços privados, com 5,35%. O setor de saúde teve 1,07%, habitação com 0,82% das reclamações e em sétimo o setor de alimentos, com 0,08% das reclamações.
A assessoria da prefietura não foi informou quantos casos foram solucionados por intermédio do Procon.
O órgãoCadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2014. O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01/01/2014 a 31/12/2014 e se encontra afixado no mural do Órgão para consulta pública.
A elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC-art. 44). Integram o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas. Em 2014, o Procon Sinop totalizou 3.955 atendimentos. Deste total, 1117 são classificadas como reclamações fundamentadas.
Conhecer os dados do Cadastro é uma forma de analisar quais fornecedores são reclamados junto ao Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores, informação que poderá ser decisiva no momento de comprar novos produtos ou contratar serviços no mercado de consumo.