O Órgão de Defesa do Consumidor lançará a CIP Eletrônica – Carta de Informação Preliminar Eletrônica – oferecida pelo Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor. Essa modalidade de reclamação é através do sistema do órgão e encaminhada via e-mail para empresa reclamada, não havendo necessidade de enviar citações via Correios, nem mesmo do advogado fazer carga do processo, se deslocar ao Procon para ver o andamento ou, ainda, aguardar meses para a audiência.
A assessoria informa que Sinop sai na frente, na região Norte, ao instalar este sistema para agilizar atendimentos aos consumidores que pedirem providências sobre produtos e serviços em desacordo com que foi aquirido. A CIP Eletrônica só é oferecida em Cuiabá.
Nesta quinta-feira, às 16h, a equipe do Procon estará na praça Plínio Callegaro, centro da cidade, fazendo uma blitz de conscientização, distribuindo panfletos contendo algumas das principais informações de direito do consumidor. Semana passada, antecedendo a semana e o Dia Internacional do Consumidor, o Proco levou ações de informações e cidadania para os moradores da Gleba Mercedes V. Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram feitas palestras sobre direitos mediante uma compra insatisfatória, um produto de má qualidade, um preço abusivo, entre outros.