quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Procon alerta para cuidados nas compras para o Dia dos Pais

PUBLICIDADE

Faltam três dias para o Dia dos Pais, e muitas pessoas já estão em busca de lembranças para presentear. Roupas, calçados, eletrônicos, jóias, celulares, são os mais procurados. Mas os consumidores devem tomar alguns cuidados na hora das compras.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgou uma lista de orientações do procon aos consumidores para esta data. Exigir a nota fiscal é um deles. Sem ela, o consumidor não tem garantia do produto e nem tem o direito de fazer trocas. Para qualquer defeito no produto, o consumidor tem o prazo de até 30 dias para reclamação ou troca para os produtos não duráveis, e de 90 dias para os bem duráveis, como roupas e eletrônicos.

Em casos de trocas por tamanhos e cores, não é obrigação da loja, por isso sempre pergunte se poderá fazer esse tipo de troca e qual o prazo máximo para faze-la.

Outra dica é que na hora da compra de produtos eletrônicos ou eletrodomésticos, sejam testados para averiguar se está em funcionamento. E que sejam exigidos o manual em português e o certificado de garantia, que devem acompanhar a mercadoria. Muitas lojas realizam promoções e não tem mais peças do produto para troca.

Comprar com menores preços é possível, para isso faça uma pesquisa de preços antes de fazer as compras. O consumidor tem o direito de exigir descontos nas compras à vista. Se for à prazo, procure os menores prazos. Quanto menores as parcelas, mais você pagará. Quando o pagamento for em cheque pré-datado, exija que seja nominal a empresa e que conste na nota fiscal a data que ficou combinada para o depósito. Desse modo, se o cheque for apresentado antes, o comerciante será responsável pelo não cumprimento do acordo feito.

Em Sinop os comerciantes estão otimistas com as vendas para a data, mesmo sendo menores que no dia das mães. A data sempre movimenta o comércio. Entre os produtos mais vendidos estão as roupas, celulares e eletrônicos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE