PUBLICIDADE

Príncipe Imperial do Brasil destaca potencial agrícola de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso é um Estado que tem vocação agrícola e o governo está no caminho certo. Foi assim que Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel, definiu o potencial de Mato Grosso, após a visita cortesia que fez ao secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, nesta sexta-feira . Foi uma visita breve, mas suficiente para abordar sobre diversos assuntos, entre eles o extraordinário crescimento de Mato Grosso. “É interessante o potencial agrícola de Mato Grosso, que tem o desenvolvimento agroindustrial de forma integrada e equilibrada. O governo está no caminho certo”, frisou Dom Bertrand.

Para o príncipe, o Brasil cometeu um erro no século 20 em favorecer a indústria. Se tivesse mantido em favor da agricultura, hoje seria ainda melhor. “O governador Blairo Maggi fez a política correta investindo em infra-estrutura. Muitas empresas, como a Sadia, por exemplo, investiu recentemente mais que nos últimos 20 anos”, explicou Novacki, ao detalhar algumas ações do governo no sentido de promover o crescimento do Estado.

“É uma evolução natural que vai agregando. Se resolver a questão da estrada de ferro e da navegação fluvial, Mato Grosso está resolvido, ninguém compete”, pontuou o príncipe.

Novacki detalhou um pouco sobre o Programa MT Legal, implantado após várias discussões não só com órgãos do governo, mas com Ministério Público, federações agrícolas, OAB, universidades e ONGs. “O objetivo do Programa é zerar o passivo ambiental, o que a Lei determina que deixe no bioma será mantido. Queremos um Estado com produção sustentável e com equilíbrio ambiental”, declarou o secretário.

Outra questão trazida à tona na visita foi sobre a cana-de-açúcar e conseqüentemente o biocombustível. “São projeções que demandam uma expansão de 6 bilhões por ano. Não adianta outros países tentarem inviabilizarem o processo, só o Brasil tem condições para isso, os Estados Unidos sabem que serão dependentes. Os mercados se complementam, se quebrar um inviabiliza a economia como um todo”, lembrou Dom Bertrand.

O príncipe imperial participa em Cuiabá, da programação desenvolvida pelo Arquivo Público de Mato Grosso sobre os “200 anos da vinda da família Real para o Brasil – Mato Grosso na formação da Nação Brasileira”, ministrando hoje (12.09) palestra sobre “A chegada da Família Real no Brasil e a unidade nacional”.

Também acompanharam a visita Naime Moraes (presidente do Círculo Monárquico de Mato Grosso), Claudio Borges Alves (superintendente do Arquivo Público do Estado), Paulo Roberto Francisco da Silva (secretário adjunto da Sad) e Acelina Falcão Pereira Marques (secretária adjunta de Ação Governamental da Casa Civil).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE