PUBLICIDADE

Presidente Associação Comercial diz que Juara está no caos

PUBLICIDADE

A presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Juara, Salete Schmitz Takeda, disse nesta manhã que o seu município está um verdadeiro caos “estourou um manifesto dos funcionários de madeireiras. Foram fechados todo o comércio, indústria, bancos e órgãos públicos. Há caminhões parados por toda a parte da cidade”, disse ela, apontando que o ocorrido ainda é uma conseqüência da operação Curupira. Já está definido que nesta terça-feira a paralisação continuará e pode se estender por data indefinida, atingindo outras cidades do Vale do Arinos, principalmente do entorno: Nova Horizonte do Norte, Tabaporã e Porto dos Gaúchos.

Salete aponta que a entidade que preside não é a favor da ilegalidade e pede que as autoridades solucionem com urgência o problema gerado aos legais. Na semana passada foi dito aos madeireiros que seriam liberadas as ATPFs – Autorizações para Transporte de Produtos Florestais. Como não ocorreu, o caos se instalou na cidade. A presidente aponta que é preciso que haja um movimento mais organizado, pois o comércio vem sendo fechado na pressão feita pelos manifestantes.

O prefeito de Juara, Oscar Bezerra confirmou esta manifestação popular, destacando que a cidade está enfrentando um sério problema de ordem econômica e social. A prefeitura, por exemplo, teve baixa na arrecadação do ICMS em torno de 20%, isto sem contar 22% de perdas do Fundo de Participação dos Municípios-FPM.

Ele sugere que seja formada pelos 45 municípios afetados, uma comissão para falar com a ministra do meio Ambiente, marina Silva e até com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Somente em Juara, já ocorreram setecentas demissões e há mais de mil empregados de madeireiras de aviso prévio. Ou seja, a cidade está a beira de um caos social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE