Mesmo com a facilidade de crédito e promoções na maioria das lojas, os filhos não pretendem gastar muito na compra do presente dos pais. Procurando não se endividar, grande parte dos consumidores optam por produtos que estejam de acordo com o orçamento, com valores entre R$ 50 e R$ 120. As formas de pagamento mais comuns são cartão de crédito ou à vista. O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, 12 de agosto.
A estudante Taiany Moraes, pretende presentear seu pai com um tênis. "Quero comprar algo que o agrade e ao mesmo tempo seja acessível. Faço compras sempre parceladas porque assim o valor do presente pode ser um pouco maior".
Consumidores mais sensatos pesquisam no mercado antes de comprar, como é o caso de Ingrid Amaral, que vai dar ao pai uma poltrona. "O preço do produto subiu muito. Recentemente comprei a mesma peça por R$ 200 e agora fazendo uma análise por quase o dobro do valor".
Um dos setores mais procurados nesta data é o de calçados e confecções, tanto que Juliano Onofre, gerente de uma loja que comercializa artigos esportivos espera aumento nas vendas neste mês. "Nossa expectativa é que a partir da data que os trabalhadores recebem os salários o movimento aumente. Os clientes sempre deixam para a última hora, esperamos vender bem até o dia 15."
Outro segmento que está sendo muito visado pelos filhos que pretendem presentear os pais é o de eletroeletrônicos. "Já renovamos o estoque para não perder vendas. O aumento do dólar vai dificultar um pouco porque alguns produtos têm o preço elevado, mas ainda assim esperamos aumentar em 11% as vendas em comparação com o ano passado", afirma Priscila Rodrigues, gerente de uma loja de informática.
Para o presidente da Federação do Comércio, Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Hermes Martins, o Estado deve ter incremento de 3% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para ele, a queda na intenção de compras pode ser atribuída ao elevado índice de endividamento das pessoas no 1o semestre deste ano. "O cliente não está se deixando levar pela facilidade que as lojas oferecem, estão conscientes e não querem ficar com o nome restrito na praça".
Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian aponta que a expectativa dos lojistas para as vendas para o Dia dos Pais caiu em relação ao ano passado. Levantamento constatou que 41% dos mil empresários e executivos esperam que ocorra aumento do faturamento, 39% acreditam na estabilidade e 20%, em queda. Em 2011, a parcela mais otimista chegou a 55%.
Pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) serve de termômetro para o mercado varejista e revela como o consumidor brasileiro deve se comportar na semana que antecede o Dia dos Pais. O estudo mostra que 41% dos consumidores não vão comprar presente para comemorar a data. Do total de entrevistados que não devem ir às compras, 18% alegou falta de dinheiro e maioria (61%) disse não presentear por motivos pessoais (pai falecido, doente, distante, e outros).