A Prefeitura de Sorriso confirmou a adesão ao movimento nacional de sexta-feira quando os Executivos municipais suspenderão o expediente no “Dia Nacional em Defesa dos Municípios”. A prefeitura estará fechada e apenas serviços essenciais, como saúde, educação e coleta de lixo, serão mantidos, a exemplo de Sinop. Em Alta Floresta, o atendimento será somente no setor de saúde e coleta de lixo. Já em Lucas do Rio Verde a prefeitura estará fechada mas as secretarias continuarão atendendo.
O movimento é nacional e tem como objetivo chamar a atenção dos governos federal e estadual para a complicada situação financeira em que se encontram as prefeituras, resultado da queda de receitas e ao desequilibro no financiamento das políticas públicas. Em Sorriso, por exemplo, a queda na arrecadação resultou em medidas de contenção de gastos e otimização no uso de recursos públicos.
De acordo com a Associação Mato-grossense dos Municípios, o movimento deve ser aderido pelas pouco mais de 100 cidades do Estado.