Desde a sua inauguração, a Central do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) tem realizado uma média de 30 atendimentos por dia. Isto quer dizer que deste a abertura oficial da agencia, quinta-feira, 08, até hoje cerca de 90 procedimentos já foram requisitados. Somados os anteriores à inauguração da Central, quase 300 pessoas já utilizaram o novo sistema.
Com esta nova ferramenta, que modernizou o recolhimento do tributo municipal como recadastramento, gerenciamento, substituição tributária, emissão de notas eletrônicas e avulsas, geração de guias, declarações, serviços prestados, extratos, geração do livro fiscal, a Prefeitura de Sinop espera recuperar a arrecadação em pelo menos 30%.
De acordo com o secretário de Finanças e Orçamentos, Astério Gomes, com 120 mil habitantes Sinop necessitaria de uma arrecadação de 10 milhões de reais e hoje recebemos apenas R$ 7 milhões. “Não haverá correção e não aumentaremos as punições, mas teremos informações para evitar a evasão fiscal, diminuir a sonegação e aumentar a receita”, declarou.
A Central do ISSQN que funciona na Avenida das Acácias, 1142 (centro), tem oito funcionários. Seis contratados pela empresa responsável pelo sistema que vai gerir o órgão e outros dois funcionários municipais com o importante papel de inspetores de tributos.