Economia

Prefeitura de Várzea Grande fará ‘plantão do IPTU’ neste sábado e na 2ª

Os prazos para o pagamento do IPTU e para os pedidos de solicitação de isenção do tributo vencem na próxima segunda-feira. Para atender à demanda da população e assegurar os descontos ao pagamento à vista, a secretaria municipal de Gestão Fazendária vai fazer um ‘Plantão Fiscal’ para sanar dúvidas, emitir boletos e receber processos com pedidos de isenção. Todo o corpo técnico da Pasta de Gestão Fazendária estará atendendo na sede da secretaria, no Paço Municipal, nesse sábado, dia 28, das 8h às 12h e na segunda-feira, dia 30, das 8h às 18h. Dia 1º é feriado nacional, Dia do Trabalho.

Apesar de segunda-feira ser ponto facultativo, o plantão reforça a campanha do IPTU, explica a secretária Lucinéia dos Santos. “Acredito que esse plantão fiscal será bastante importante para os contribuintes, visto o volume de atendimentos que estamos realizando nos últimos dias, bem como, pelo prazo que chega ao fim para quem optar pelo pagamento em cota única e assim, quer assegurar descontos entre 15% ou 5%”.

Até o dia 30, o imposto pode se pago em cota única com desconto de 15% para as inscrições imobiliárias que não têm débitos em aberto, ou, de 5% para os imóveis que possuam débitos em aberto. “Mesmo optando pelo parcelamento, a primeira parcela tem de ser paga até 30 de abril e por isso faremos esse atendimento especial aos nossos contribuintes”.

Pela primeira vez, o pagamento do IPTU em Várzea Grande poderá ser parcelado em oito vezes, desde que nenhuma das parcelas tenha valor inferior a três Unidades Padrão Fiscal de Várzea Grande (UPF), atualmente em R$ 28,18. A UPF convertida em parcelas exige que cada uma delas tenha mais de R$ 84,54. “Tanto no carnê como pela internet, o limite da parcela para cada contribuinte está disponível, respeitando o mínimo de três UPF´s, sendo automaticamente processada pelo sistema”, reforça a secretária.

Desde abril a prefeitura vem entregando carnês, totalizando cerca de 140 mil documentos. Para agilizar a entrega, servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE) estão ajudando na distribuição pelos bairros da cidade.

O contribuinte pode emitir o boleto via internet, por meio do portal www.varzeagrande.mt.gov.br.

A informação é da assessoria.