A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico propôs a criação de um banco de projetos para auxiliar na elaboração de projetos e busca de recursos, por meio das receitas de taxas, impostos e transferências constitucionais, junto às fontes de financiamento, ajudando assim a compor a receita do município. Este setor será responsável pela análise, desenvolvimento e monitoramento de projetos voltados à captação de verbas. Como metodologia para desenvolvimento das ações, será criada uma divisão das secretarias municipais, por supervisores responsáveis pelo rastreamento dos editais abertos, desenvolvimento e acompanhamento dos projetos. Serão definidas algumas atividades de monitoramento contínuo, como cadastramento das empresas de divulgação de editais; construção de um calendário anual dos principais editais dentro e fora do Brasil; desenvolvimento de planilhas de acompanhamento e monitoramento dos editais abertos; contato direto com grupos e redes de Captação de Recursos no Brasil através de cadastro e capacitações na área.
Segundo Fabiano Barbosa, coordenador do projeto, a gestão pública que não tiver projetos bem elaborados, dificilmente conseguirá recursos para o seu município, a ausência de projetos compromete inclusive os recursos próprios. “Ter um bom projeto para trazer recursos ao município é primordial. Diariamente existem editais sendo abertos, tanto no Brasil quando no exterior, de fundos de investimentos. Podemos participar e, se contemplados, poderemos executar as ações no município e é bom tanto para Sinop quanto pra toda região”, explica, através da assessoria.
O secretario de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, considera que esse banco de projeto vem no momento certo, pois é uma possibilidade de desenvolver o município com recursos nacionais e internacionais. “Estamos passando por uma crise, mas existe muitos recursos que as prefeituras podem buscar através de projetos. Nós temos que nos especializar nisso, buscar alternativas para todas as secretarias. É um grande avanço que em pouco tempo vamos colher bons frutos”, aposta.