O presidente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, recebe no próximo dia 8, uma comitiva de prefeitos, vereadores e entidades do Nortão, para tratar sobre a conclusão da pavimentação da BR-163. A expectativa é que o novo presidente, que assumiu o DNIT no início do mês, priorize a obra e dê celeridade ao projeto para iniciar o asfaltamento.
Nos últimos anos, muitas datas foram anunciadas pelo Governo Federal, mas nenhuma cumprida, sempre apontadas “desculpas” pelos órgãos responsáveis. Um estudo feito por entidades da região é há pelo menos cinco pendências técnicas e precisa da ‘licença definitiva’ do Ibama para ser pavimentada.
A pavimentação é considerada fundamental para baratear os custos de transporte da safra agrícola e madeira do Nortão. São cerca de mil quilômetros entre Guarantã do Norte e Santarém (PA) onde está o porto. O trecho entre Guarantã e a divisa será executado pelo Estado, mas também só deve começar em 2008, devido irregularidades na concessão da licença.
O encontro foi viabilizado pelo deputado Dilceu Dal Bosco.