O Codenorte –Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso- convidou na reunião semanal, ocorrida na sexta-feira, o prefeito municipal Nilson Leitão, vice Aparecido Granja, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Jair Pessine, o secretario de Indústria e Comércio Norival Campos Curado, o secretário de Governo Helder Umburanas e o diretor de Planejamento Deraldo Campos, para ser discutido com os membros o andamento do plano diretor de Sinop.
A Codenorte tem dentro de sua estrutura comissões que estudam formas de contribuir nos mais variados setores, dentre essas comissões temos a do plano diretor e o da BR- 163, que vem trabalhando junto com a sociedade, novas formas de melhorar a qualidade de vida da população sinopense. Na reunião convocada pela comissão do plano diretor, foi focalizado o planejamento da prefeitura para a reestruturação e adequação da cidade ao desenvolvimento urbano.
Os membros da comissão puderam expor suas duvidas e sugestões sobre este projeto, que é de suma importância para o desemvovimento de todos os setores.
O coordenador da comissão, Carlos Roberto Honorato, apresentou ao secretario Jair Pessine a preocupação do Codenorte sobre o plano diretor e suas decisões que podem influenciar diretamente na qualidade de vida e desenvolvimento da cidade.
O secretario Jair Pessine, apresentou aos presentes o planejamento da prefeitura e garantiu que as sugestões dadas pela comissão durante todo processo serão sempre analisadas para que este´projeto alcançe os resultados esperados.
Foi discutido também com o prefeito de Sinop, a questão dos agricultores e a BR-163, que vem mobilizando o estado. Segundo Nilson, o posicionamento da prefeitura é sempre a favor desta luta, mas que tudo depende mesmo e do governo federal. “A espectativa fica sobre a reunião que acontecerá no priximo dia 16 de maio com os governo pra tentar finalizar esta situação que prejudica toda população”.
Na oportunidade foi firmado um compromisso do Codenorte com o prefeito para a formação de uma comissão para analise do projeto do DIC –2, rejeitado pela Câmara municipal na ultima sessão. Nilson Leitão ressaltou a importância de um parecer do Codenorte sobre esta questão tão delicada.
O presidente do Codenorte, Clayton Teodoro Carvalho, assumiu o compromisso de analisar com a comissão instituída todos os documentos envolvendo este projeto do DIC ,para só assim se posicionar sobre este assunto.
“Vamos primeiro examinar todos os documento e garantir que isso seja bom para o município” finalizou. A comissão já foi formada e se reune na próxima segunda-feira para analisar todos os documentos sobre este projetopois so depois desta análise detalhada que o Codenorte poderá dar um posiciomento sobre o projeto.