O prefeito de Vera, Nilson Vígolo (PP), espera que a agricultura familiar receba mais atenção após a posse de Neri Geller na Secretaria Nacional de Política Agrícola. Para ele, o setor é que mais contribui para o desenvolvimento de pequenos municípios. “Muitas vezes o produtor tem a vocação, sabe produzir mas não consegue fazer com que a produção venha a crescer porque ele não tem condições, faltam recursos”, destacou, em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias.
Vígolo, que faz parte do conselho fiscal da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), aponta que inicialmente é necessária a regularização dos assentamentos. “Temos que buscar a regularização fundiária e ambiental e, depois, buscar incentivos para que o pequeno produtor possa realmente ter condições de produzir”, destacou.
Segundo o prefeito, após a posse de Geller, realizada na segunda-feira (7), houve uma primeira reunião com os membros da secretária nacional e foi destacado que “Mato Grosso precisa trabalhar forte neste sentido [agricultura familiar]”. Vígolo apontou ainda que, na reunião, o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Figueiredo, garantiu “projetos para viabilizar agricultura familiar”, finalizou.