O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, entrega hoje à noite, durante o lançamento do PEIEX – Programa de Extensão Industrial Exportadora –, ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Carlos Avalone, um protocolo de intenções, propondo uma cooperação técnica no desenvolvimento econômico da região Norte.
Leitão explica que o objetivo é oferecer um número maior de incentivos e programas para o desenvolvimento industrial da região, e divulgar o potencial econômico do município. “Já somos parceiros em várias ações, mas este protocolo dá oportunidade para que a Fiemt tenha um pouco mais de autonomia para marcar e preparar reuniões com outros Estados, emprestar técnicos e também programas que a federação já tem no Mato Grosso e em outros Estados”, relata.
Ele também cita que um dos programas que auxiliou muitas empresas em toda a região foi o Promadeira (extinto em dezembro). Leitão ressalta que já solicitou uma maior atenção para o setor e novos incentivos. “O programa incentivava desde o pequeno, do corte da madeira, até a transformação da madeira e de móveis, e não foi inovado”, salienta.
O presidente da Fiemt, Carlos Avalone, ressalta que vai solicitar à Secretaria Estadual de Industria, Comércio, Minas e Energia, que busque novas alternativas para a região Norte, reconhecento a importância que exercia na região. Após a extinção do Promadeira as indústrias beneficiadas foram transferidas ao Prodeic – Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Mato Grosso.
“A federação sempre esteve e está ao lado do Estado e de Sinop. E vamos olhar com olhos favoráveis, e concerteza estaremos juntos em muitas ações”, complementa.
O secretário de Industria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, também participará do lançamento do PEIEX, que acontece hoje à noite na sede do Senai.