A Perdigão assinou na última segunda-feira, dia 20, acordo para a aquisição de 100% do capital do Abatedouro Mary Loise Indústria de Alimentos Ltda e da Mary Loise Indústria e Comércio de Rações Ltda., ambos instalados no município de Nova Mutum. O abatedouro comercializa no mercado interno produtos com a marca Dunaturalis. Trata-se da primeira unidade de abate de aves da referida indústria no Mato Grosso e o município escolhido está vivendo um momento de euforia, já que as conseqüências disso são positivas para toda a comunidade.
O valor do investimento envolvido nesta operação deverá ser de aproximadamente R$ 40 milhões. A unidade tem capacidade instalada para abater 120 mil aves/dia, mas só abate 60 mil aves/dia e é composta de granja de matrizes, incubatório, fábrica de ração, armazém de grãos e unidade desativadora de soja. A empresa conta com cerca de 250 produtores integrados e emprega aproximadamente 450 funcionários.
O objetivo da Perdigão, após a assinatura do contrato definitivo de compra, é transformar o abatedouro em uma plataforma de exportação a médio prazo, aumentando sua capacidade de abate, visando atender a crescente demanda de frango pelo mercado externo. O projeto implica geração de mais emprego, ampliação do número de produtores integrados e, consequentemente, aumento do movimento econômico na região.
Após a consolidação do Complexo Agroindustrial de Rio Verde (GO) e dos avanços do projeto de Mineiros (GO), a Perdigão parte agora para uma nova fronteira. A Mary Loise está localizada em uma região de alto potencial agrícola. Além de oferecer milho e soja a preços bastante competitivos, disponibiliza grãos alternativos como sorgo e milheto, que podem ser utilizados na fabricação de ração. A Mary Loise será a 15a unidade industrial da Perdigão, que atualmente já opera sete unidades em Santa Catarina, quatro no Rio Grande do Sul, uma no Paraná e uma em Goiás, onde também estão em andamento as obras do Complexo Agroindustrial de Mineiros.
De acordo com o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, a administração está dando todo a atenção necessária para o novo investimento e também vai atender as exigências feitas pela Perdigão. Adriano destacou ainda o significado que o investimento terá para o município, principalmente no que diz respeito à geração de empregos e agregação de valor a matéria prima. “Não é só o investimento em si, mas toda a cadeia produtiva, local e regional, que será impulsionada”, explicou.
“Temos que parabenizar também a Mary Loise, que com muita capacidade implantou a avicultura em Nova Mutum possibilitando agora essa injeção de novos investimentos”, disse o prefeito. Adriano cita como exemplo o município de Rio Verde/GO, que em poucos anos se transformou com a implantação de uma unidade da Perdigão e lembra que o mesmo deverá acontecer com Nova Mutum. “Isso vai nos consolidar como um pólo regional”, afirmou.