No ano passado, o preço do carro usado caiu 7,01%, conforme apurou a pesquisa mensal da Agência AutoInforme, que acompanha mês a mês a evolução dos preços praticados no mercado, com base na cotação da Molicar.
Em dezembro, o valor do usado apresentou queda de 4,75%, a maior já registrada em um período tão curto. A expressiva queda aconteceu devido à crise econômica, que provocou restrição ao crédito e desaquecimento das vendas.
A tendência dos preços teve uma inversão no último trimestre do ano. De janeiro a setembro, os valores apresentavam alta, mas, a partir do décimo mês do ano, foi iniciada uma queda drástica. Apesar disso, a alta nos primeiros nove meses era atípica, já que nos anos anteriores foram registradas desvalorizações de 5,3%, em 2007, e 7,2% em 2006.
O levantamento revela ainda que os preços dos importados usados caíram de forma mais intensa, perdendo 11,46% do valor, enquanto os nacionais registraram queda de 5,63%.
Se forem levadas em conta as marcas dos veículos, as maiores quedas foram vistas na Honda, de 8,78%, Renault (-6,91%), Audi (-6,13%) e Fiat (-5,98%). A desvalorização foi generalizada, mas os modelos da marca Chevrolet foram os que tiveram o menor recuo, de 2,15%.