Em maio, o preço do carro usado caiu 1,5%, conforme apurou a pesquisa mensal da Agência AutoInforme, que acompanha mês a mês a evolução dos preços praticados no mercado, com base na cotação da Molicar.
Essa é a quarta queda do ano e a terceira consecutiva. Entre as causas para a desvalorização, está a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que diminuiu o preço do carro zero e refletiu no mercado de usados. Em abril, houve recuo nos preços de 0,48%. Em março, a redução foi de 1,13%. Fevereiro foi o único mês a apresentar alta nos preços, de 0,12%. Em janeiro, a queda foi de 0,99%.
No acumulado do ano, os preços dos veículos apresentam queda de 3,9%. Se esse ritmo for mantido, os usados terão em 2009 uma depreciação maior do que nos anos anteriores. Para se ter uma ideia, em 2008, o carro usado sofreu uma desvalorização de 7%. E no ano anterior, a queda foi de 5,3%.
Importados
O levantamento revela ainda que os preços dos importados registraram uma queda maior no mês passado, de 1,6%.
Se forem levadas em conta as marcas dos veículos, as maiores quedas foram verificadas nos usados da Audi (-5,9%) e da Citroën (-3,8%). Apenas o carro da Agrale permaneceu com preço estável, enquanto os da Mercedes-Benz apresentaram valorização de 0,1%.