PUBLICIDADE

Preço de alimentos aumentam 4,06%

PUBLICIDADE

O preço dos alimentos aumentaram 4,06% em junho deste ano, de acordo com o Índice Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), divulgado nesta sexta-feira (06).

De acordo com o estudo, as verduras e legumes puxaram o índice, com alta de 6,09% e 6,04%, respectivamente. "Em razão das condições climáticas adversas e de alguns problemas pontuais, como a dificuldade de importação da Argentina de maçã e pêra, todos os setores apresentaram elevação dos preços praticados", disse o economista da companhia, Flávio Godas.

Nos últimos 12 meses, o índice apresenta aumento de 6,63%, enquanto que, no acumulado do ano, a alta é de 6,38%.

Preços
As cinco categorias de alimentos avaliadas apresentaram alta no período.

Assim como verduras e legumes, o setor de diversos também apresentou alta de 6,6%, com destaque para o amendoim com alta de 17,9%.Já as frutas tiveram aumento de 3,8%, com destaque para o mamão formosa, com alta de 63,2%.

Os pescados registraram aumento de 1,9% em seus preços, com destaque para a cavalinha (alta de 45,2%).

Tendência
A expectativa, segundo o economista da companhia, Flávio Godas, é de que com a chegada do inverno e a previsão de frio mais rigoroso este ano nas regiões produtoras do Sul e Sudeste, as hortaliças devem permanecer com os preços em alta, principalmente as mais sensíveis. Preservadas as condições atuais, o setor de pescados deve seguir em estabilidade.

No setor de Frutas, a seca nos estados da Bahia e do Espírito Santo prejudicaram a produção de mamão, que apresentou forte recuo no volume ofertado e alta acentuada dos preços praticados. "O volume de importação também registrou queda em razão dos problemas na fronteira entre Brasil e Argentina. Sanados estes problemas pontuais, os preços das frutas devem recuar em julho, uma vez que o setor conta com diversas opções de compra como morango, laranja, tangerina, caju, entre outros, e a demanda apresenta retração nesta época do ano", explica Godas.

Índice
O índice Ceagesp é um balizador de preços de alimentos frescos no mercado, que indica a variação dos preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE