O mês de fevereiro é marcado pelo reinício das aulas nas escolas, e também, o mês de maior movimento nas papelarias e livrarias quando é intensa a procura por materiais escolares. E, em Sinop, 2006 começa com uma notícia boa para os pais que forem comprar cadernos, lápis, lápis de cor, borracha, caneta e outros materiais para os filhos. Só Notícias apurou em papelarias da cidade que o preço da maioria dos materiais não aumentou em relação ao ano passado. Em alguns casos chegou a diminuir.
“Quem for comprar com a mesma lista do ano passado pode pagar o mesmo valor, ou até menos pelos materiais do que no ano passado”, disse o gerente de uma das maiores papelarias de Sinop, Leonardo Luiz Diel. Segundo ele a empresa deve preparar boas promoções para a volta às aulas, em que as vendas chegam a aumentar 60% em relação aos outros meses.
O mesmo ocorreu em outras papelarias. O gerente Sidnei Ramalho Amaral explicou que a queda do preço de alguns materiais, principalmente do papel, se deve a variações na indústria. Neste caso, diversos modelos de cadernos estão com preços menores. “Muitos pais já estão procurando as lojas, pesquisando os preços e fazendo orçamentos”, disse.
Já os que preferirem comprar produtos de lançamento, como mochilas, por exemplo, vão pagar mais caro. Elas variam de preços conforme tamanho e modelo podendo chegar a R$ 120.
Nesse período também vale lembrar as orientações do Sistema de Defesa do Consumidor – Procon, sobre os cuidados na hora de comprar os materiais. Conforme um informativo do órgão, “todas as escolas devem fornecer a lista de material aos alunos, para que os pais possam pesquisar os preços e escolar o fornecedor de sua preferência”. Algumas papelarias já possuem listas das escolas para oferecer mais comodidade aos pais.