PUBLICIDADE

Potencialidades dos países árabes são apresentadas a empresários de MT

PUBLICIDADE

As relações comerciais entre Mato Grosso e os países árabes têm crescido vertiginosamente. Somente os dados de exportações revelam que no ano de 2000 as compras dos países foram de US$ 7,89 milhões, passando para US$ 408,37 milhões em 2008, obtendo um expressivo crescimento acima de 5.000%. Visando apresentar a potencialidade de negócios com o mercado árabe aos empresários mato-grossenses, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promove a palestra ‘Oportunidades com os Países Árabes’ nos municípios de Cuiabá e Sinop, nos dias 12 e 13 de março, respectivamente. A palestra será apresentada pelo secretário geral da Câmara de Comércio, Michel Alaby.

A evolução das exportações mato-grossenses para o mercado árabe, registrada em janeiro de 2008, teve aumento de 326%, comparada ao mesmo mês de 2007. Os principais produtos foram do setor de alimentos: carne bovina (32%), milho (23%), óleo de soja (17%), farelo de soja (15%) e carne de aves (9%). “A indústria alimentícia responde por mais de 60% das exportações brasileiras para os árabes nos últimos 10 anos. Mato Grosso se apresenta com potencial fornecedor de alimentos e os países árabes são grandes consumidores desse segmento, portanto, é possível visualizar um cenário de expansão nesse comércio bilateral”, destaca a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes.

Durante o evento, serão apresentadas as características econômicas dos países árabes e informações comerciais. “São subsídios determinantes para a formação de estratégias empresariais para o acesso ao mercado asiático”, explica Gabriela. A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1952 com a missão de incrementar intercâmbios econômicos e culturais entre o Brasil e os países árabes. Além de representar o Brasil na Liga dos Estados Árabes – instituição que congrega 22 países independentes que adotam o árabe como idioma oficial -, a Câmara ainda integra a União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes.

Os países que compõem o mercado árabe são: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Djibout, Egito, Iêmen, Ilhas Comores, Iraque, Jordânia, Kwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Maritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão, Tunísia e Emirados Árabes Unidos. “Em abril, o CIN realiza a Missão Empresarial à China, que passará por Dubai, principal cidade dos Emirados Árabes. Lá, serão realizadas visitas prospectivas com o objetivo de ampliar os contatos com os facilitadores de negócios, como a Câmara de Comércio e o Centro de Negócios da Apex Brasil”, informa a coordenadora do CIN.

Em Cuiabá, o evento será realizado na sede do Sistema Fiemt, às 18h30. Já em sinop, será promovido na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado (Sindusmad), às 17h. As inscrições devem ser feitas antecipadamente e as vagas são limitadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE