PUBLICIDADE

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação Econômica e Comercial entre Províncias Chinesas e Estados Brasileiros, realizada ontem, em Xiamen, na província de Fujian. O evento reuniu representantes de governos estaduais brasileiros, províncias chinesas, empresários e autoridades diplomáticas para debater oportunidades de negócios e integração entre os dois países.

A servidora da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e diretora internacional da Agência Invest MT, Ariana Guedes, que reside na China, apresentou os avanços do Estado nas relações bilaterais. Segundo ela, a parceria com o país asiático tem se consolidado em múltiplas frentes, indo além das commodities agrícolas. “Em 2015, Mato Grosso exportava cerca de 6 bilhões de dólares para a China, concentrados em soja e carne bovina. No ano passado, alcançamos 12,9 bilhões de dólares, mesmo com retração nas vendas de soja em grão. Esse salto demonstra a força da nossa parceria e nos impulsiona a diversificar”, afirmou Ariana.

Ela destacou a criação do chamado “Projeto China”, responsável por aproximar empresários, universidades e governos, além de descentralizar relações antes restritas a Pequim e Xangai. Fujian e Xiamen tornaram-se pontos estratégicos para Mato Grosso, seja como polos industriais e tecnológicos, seja como hubs comerciais que conectam a América Latina ao mercado asiático.

Entre os avanços recentes, Ariana mencionou licitações internacionais que permitiram a aquisição de equipamentos de ponta, a criação de centros de cooperação acadêmica e tecnológica, a participação ampliada do estado na China International Import Expo (CIIE) e a conquista da abertura de mercado para novos produtos como gergelim e DDG.

No campo dos investimentos, Mato Grosso já mantém uma carteira de aproximadamente 400 milhões de dólares em projetos com empresas chinesas. Para organizar e expandir esse processo, foi criada a Invest Mato Grosso, que em novembro inaugurará seu escritório de representação na China.

Projetos estruturantes também fazem parte da agenda, como a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres, investimentos em logística (rodovias, ferrovias e hidrovias) e parcerias na área de inovação, incluindo acordos com empresas como Lenovo e Bioperfectus.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradora de Mato Grosso vence reality show nacional com projeto de empreendedorismo periférico

Com 66,53% dos votos, a empreendedora mato-grossense, Diela Nhaque,...

Churrasqueira provoca incêndio em residência de Sorriso

As chamas causaram estragos parciais num imóvel de alvenaria,...
PUBLICIDADE