Mato Grosso está confirmado para a edição deste ano da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada de 04 a 06 do mês que vem, em Goiânia. O objetivo é fortalecer a presença do Estado no mercado internacional, atrair investidores e divulgar suas potencialidades econômicas. O evento é o maior da área no Brasil, com a presença de mais de 200 expositores, embaixadas de 80 países e mais de 50 câmaras de comércio exterior.
A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico vai instalar um estande institucional e, durante o evento, a comitiva participará de rodadas de negócios setoriais, reuniões com investidores, representantes de embaixadas e câmaras de comércio.
“Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso não é só o maior produtor de grãos e proteína animal do país. Somos também um Estado que investe em logística, inovação, sustentabilidade e estamos abertos a parcerias com investidores nacionais e internacionais”, disse, através de assessoria, o secretário da pasta, César Miranda, que vai apresentar um dos painéis.
No 1º semestre deste ano, o Estado manteve-se como 4º colocado no ranking de exportações do Brasil, as exportações mato-grossenses superaram US$ 14,7 bilhões e o saldo da balança comercial teve um superávit de US$ 13,6 bilhões, segundo o ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O agronegócio é o setor que serviu de guia com soja (57,6%), algodão (11,5%), carne bovina (10%) adubos e fertilizantes químicos (56,6%).
Entre os parceiros comerciais de maior destaque do Estado estão China, Turquia, Rússia e Estados Unidos. Este último já está confirmado no evento, ao lado de mais de 80 países representados por embaixadas e câmaras de comércio exterior. A Feira também vai reunir mais de 10 estados brasileiros, além de municípios, instituições, players importantes do mercado, especialistas e empresas de todos os portes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.