Apenas uma usina de álcool estaria produzindo no Estado e a falta do combustível nos próximos dias, pode afetar vários municípios. Segundo o ex-diretor do Sindicato Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso, Laercio Estrela ( sócio de posto em Sorriso) o assunto foi debatido nesta semana, em uma reunião do Sindipetróleo.
“As outras usinas, em função do bom preço do produto, venderam todo o estoque para outros estados. Estamos na expectativa de que duas outras indústrias de álcool voltem a moer durante a próxima semana. No meu posto, tivemos falta de álcool na segunda-feira, mas conseguimos reabastecer e ainda temos em estoque, por enquanto”, destacou ele.
Os postos com pouco estoque no Nortão podem ficar sem o produto. Uma fonte de Só Notícias disse que não encontrou ontem o produto em dois postos às margens da BR-163. Um em Nova Mutum e outro em Nobres.
Há poucos dias foi definida a redução em 17% no ICMS pagos por donos de postos sobre a venda de álcool. A pauta é fixada pelo Estado e serve como referência para a cobrança do imposto. A definição do preço de pauta obedece a pesquisas feitas a cada quinzena.
Mas o presidente do Sindipetróleo, Fernando Chaparro, diz que o benefício só será repassado aos consumidores quando o estoque de álcool voltar ao normal. ”Se o mercado voltar a ser abastecido e permanecer essa pauta, com certeza haverá a uma redução de 0,08 centavos no litro do álcool na bomba”, afirmou.