Economia

Portal da Amazônia Mato-grossense é criado durante Seminário de Turismo de Sinop

Na última terça-feira, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Sinop, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo, realizou o 1º Seminário de Desenvolvimento do Turismo Regional de Sinop.

Entre as definições feitas durante o evento, que teve como objetivo criar uma nova região turística no estado de Mato Grosso envolvendo 11 municípios, para estruturar e planejar o desenvolvimento integrado do turismo definindo ações e contribuições de cada município no processo de implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, está a criação de uma nova região turística do estado, o ‘Portal da Amazônia Mato-grossense’.

Fazem parte dessa micro-região os municípios de Sinop, Santa Carmen, União do Sul, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Sorriso, Tapurah, Vera, Nova Ubiratã, Nova Maringá e Cláudia. Com a assinatura da Carta Compromisso para o Desenvolvimento do Turismo no portal, está garantido o comprometimento e a responsabilidade de planejar e desenvolver o turismo de forma sustentável, definindo ações e contribuições de cada município no processo de implementação do programa de regionalização.

Segundo o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração de Sinop, Norival Campos Curado, foram definidas algumas metas estratégicas para desenvolver o turismo no portal.
1 – Definir como prioridade estratégica o desenvolvimento do turismo nos seus respectivos municípios;
2 – Desenvolver políticas públicas em prol do desenvolvimento do turismo;
3 – Promover a estruturação e qualificação dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos;
4 – Incluir esta região turística na 2ª fase do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil;
5 – Despertar a cultura empreendedora para cadeia produtiva do turismo;
6 – Promover a integração e troca de experiências entre os municípios do Comitê Gestor.

Norival informou ainda que foi discutida, durante o seminário, a questão de Sinop e Sorriso serem o centro do pólo regional do Turismo. Só Notícias apurou que em conformidade com as metas e ações acordadas na carta compromisso, ficou decidido que a primeira reunião técnica do Comitê Gestor acontecerá no município de Sorriso, no dia 20 de setembro, no qual será imprescindível a participação de no mínimo dois representantes de cada um dos 11 municípios.