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Plataforma integrada entre setor público e privado para venda de roteiros turísticos é criada em Mato Grosso

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Uma empresa de startup desenvolveu, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso em parceria com Financiadora de Estudos e Projetos, uma plataforma integrada entre setor público e privado para reunir roteiros, hospedagens e serviços de turismo em geral não só de Mato Grosso, mas de todo o território nacional.

Chamada de Inteligência Turística, a plataforma desenvolveu um marketplace, local onde várias empresas voltadas para turismo podem vender seus serviços, com uso de inteligência artificial, análise de dados e gestão de experiência turística.

A plataforma nasceu dentro do Programa Centelha II, uma iniciativa do governo federal em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa no país, que dá recursos para a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora.

Segundo o pesquisador e consultor de turismo Sidnei Varanis de Souza da empresa, que coordenou a criação da plataforma, a ideia é mapear o comportamento e preferências de clientes no setor turístico. “A proposta do VAR Marketplace é utilizar a inteligência artificial (IA) para atender o mercado consumidor de passeios turísticos em Mato Grosso, permitindo a personalização de cada experiência de viagem, analisando o comportamento e as preferências dos usuários e sugerindo opções que atendam as expectativas de cada turista”, enfatizou.

Além do espaço virtual integrado para vender serviços turísticos, o VAR Marketplace está conectado a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês), que reúne dados de clientes atuais e potenciais para preferências de compras. A startup também busca estabelecer parcerias estratégicas com entidades governamentais, outras empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs) para fazer com que a plataforma seja uma referência em inovação no setor não apenas em Mato Grosso, onde o projeto está sendo desenvolvido, mas em todo o Brasil.

Atualmente, a startup tem contrato com o Governo de Santa Catarina, através do Instituto de Meio Ambiente, que adotou a ferramenta para divulgar as potencialidades turísticas em todas as unidades de conservação do estado.

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