PUBLICIDADE

Plataforma integrada entre setor público e privado para venda de roteiros turísticos é criada em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Uma empresa de startup desenvolveu, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso em parceria com Financiadora de Estudos e Projetos, uma plataforma integrada entre setor público e privado para reunir roteiros, hospedagens e serviços de turismo em geral não só de Mato Grosso, mas de todo o território nacional.

Chamada de Inteligência Turística, a plataforma desenvolveu um marketplace, local onde várias empresas voltadas para turismo podem vender seus serviços, com uso de inteligência artificial, análise de dados e gestão de experiência turística.

A plataforma nasceu dentro do Programa Centelha II, uma iniciativa do governo federal em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa no país, que dá recursos para a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora.

Segundo o pesquisador e consultor de turismo Sidnei Varanis de Souza da empresa, que coordenou a criação da plataforma, a ideia é mapear o comportamento e preferências de clientes no setor turístico. “A proposta do VAR Marketplace é utilizar a inteligência artificial (IA) para atender o mercado consumidor de passeios turísticos em Mato Grosso, permitindo a personalização de cada experiência de viagem, analisando o comportamento e as preferências dos usuários e sugerindo opções que atendam as expectativas de cada turista”, enfatizou.

Além do espaço virtual integrado para vender serviços turísticos, o VAR Marketplace está conectado a um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês), que reúne dados de clientes atuais e potenciais para preferências de compras. A startup também busca estabelecer parcerias estratégicas com entidades governamentais, outras empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs) para fazer com que a plataforma seja uma referência em inovação no setor não apenas em Mato Grosso, onde o projeto está sendo desenvolvido, mas em todo o Brasil.

Atualmente, a startup tem contrato com o Governo de Santa Catarina, através do Instituto de Meio Ambiente, que adotou a ferramenta para divulgar as potencialidades turísticas em todas as unidades de conservação do estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder tem vagas de empregos com alguns salários de até R$ 4,5 mil

Empresas e indústrias no município divulgaram 37 novas ofertas...

Carretas tombam no mesmo trecho da BR-163 em menos de 30 minutos em Nova Mutum

Duas carretas tombaram próximas uma da outra, hoje de...

Empresas em Sinop contratam mais de 290 profissionais em diversos setores

Empresas e indústrias sediadas em Sinop iniciaram a semana...

Maior lago ornamental do Brasil está em condomínio de luxo em Sinop

Sinop acaba de ganhar um marco inédito no mercado...
PUBLICIDADE