PUBLICIDADE

Plantio se intensifica e atinge 10% das lavouras em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

O município de Lucas do Rio Verde saiu na frente no plantio da soja para a safra 2006/07 e já está com cerca de 10% de suas lavouras plantadas. A intensificação das chuvas nos últimos dias tem animado muitos produtores, que estavam prontos para começar a plantar.

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, o município é beneficiado com a chegada das chuvas mais cedo, em comparação com outras regiões, o que permite ‘adintar’ a safra. “Os produtores também conseguiram fazer seus acertos e comprar os insumos”, acrescentou.

Esta é uma das maiores dificuldades encontradas pelo setor nesta safra. Grande parte dos produtores se endividou devido a desvalorização da moeda norte-americana, que resultou na queda dos preços dos produtos agrícolas, e não conseguem recursos para investir nas propriedades.

Em muitos municípios este cenário deve resultar na redução da área plantada nesta safra e também na diminuição de investimentos nas lavouras. Em Sorriso, maior produtor de soja do país, a redução está prevista em até 15%. O que não deve ocorrer em Lucas do Rio Verde.

De acordo com o Sindicato Rural, as estimativas são de que os produtores consigam manter a área plantada da última safra, de 220 mil hectares, que coloca o município na sexta colocação no ranking nacional da produção da oleaginosa.

Mato Grosso também deve continuar na liderança de maior produtor do grão nesta safra. Um levantamento da Conab apontou que, mesmo com a redução na área plantada, que pode chegar a 15%, o Estado deve colher 15.138,7 de toneladas de soja, o maior volume do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE