Mais da metade das áreas previstas para a nova safra de soja em Sorriso e Lucas do Rio Verde já teve o plantio feito, segundo a última análise divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Com isto, o processo de plantio da oleaginosa entra na reta final nos dois municípios.
Em Sorriso, que recentemente recebeu da presidente Dilma Rousseff o título de capital nacional do agronegócio, a área estimada para a nova safra é de 633,4 mil hectares e, desta, o plantio avançou 78% até a última semana. O percentual é o maior entre os municípios e regiões pesquisados pelo instituto. Lucas do Rio Verde é o outro destaque, já que o plantio avançou em 73% da área estimada em 266,3 mil hectares.
Os dois municípios compõem a região Médio-norte, onde 69,2% da área estimada em pouco mais de 3 milhões de hectares já recebeu a cultura. Em Nova Mutum, o plantio ocorreu em 68% da área prevista (385,3 mil/ha). Em Sinop, avançou 59% dos 118,8 mil hectares estimados. No município de Nova Ubiratã, o plantio foi feito em 75% da área estimada em 293,9 mil hectares.
A área prevista em todo o Estado é de aproximadamente 7,8 milhões de hectares, sendo que o plantio avançou em 50,3% desde meados de setembro. A expectativa de produtividade é boa, desde que o clima não se torne adverso ao longo do desenvolvimento da cultura e levando em consideração, também, números anteriores, como na safra 2010/11, quando a produtividade foi de 53,5 sacas/ha e, na safra de 2011/12, quando atingiu 50 sacas/ha.