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Plano prevê redução de 10% nas tarifas de ônibus em Mato Grosso

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A proposta técnica do novo Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso , apresentada, hoje, prevê maior qualidade à prestação do serviço de transporte intermunicipal, "com tarifas mais justas aos usuários – a redução prevista é de 10% – segurança jurídica aos empresários e maior controle e fiscalização ao poder concedente". A previsão do Governo do Estado é publicar o edital de licitação até o início de março e o plano de outorga já foi aprovado.

As ligações entre 141 municípios e 73 localidades do Estado deverão atender mais de 800 pares de origem e destino dentro do modelo definido por agrupamento dos serviços estruturados nas oito áreas de operação, denominadas mercado, prevê a AGER – Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso. As empresas operadoras do sistema terão um alto grau de autonomia para adequação entre demanda e oferta durante todo o período de vigência dos contratos de concessão. No modelo atual, novas linhas têm de ser licitadas pelo governo. Com o novo sistema, a estimativa é atender cerca de 8 milhões de passageiros por ano.

No plano também é prevista instalação de rastreadores da frota e bilhetagem eletrônica nos ônibus, cujas informações serão direcionadas a uma base única de dados sobre o acompanhamento, controle e bilhetagem dos concessionários.

O acesso on-line, em tempo real, a esta base de dados será feito pela Ager e Secretaria de Estado de Fazenda. Mesmo assim, as empresas concessionárias do transporte intermunicipal deverão fornecer relatórios específicos para auditoria periódica da Agência dos principais indicadores de eficiência operacional estabelecidos previamente.

A tecnologia do GPS associada ao chamado sistema de informações geográficas (GIS) e de câmeras de vídeo vai garantir a eficácia das ações de identificação e localização dos veículos da frota, danos aos usuários como ocorrência de incidentes e outros fatores que possam ocasionar atrasos no horário das viagens, por exemplo, prevê a agência.

O prazo entre a assinatura do contrato e o início de operação do novo sistema será de seis meses, período definido com pré-operacional, para que sejam feitos os ajustes e adequações às exigências do edital como garagens, ponto de apoio e frota. A partir do sétimo mês, os oito mercados deverão estar implantados e em funcionamento.

 

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