O Parque Mãe Bonifácia é a mais nova vista da Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, que está de novo endereço em Cuiabá. Localizada na Avenida Miguel Sutil em frente à área mais privilegiada e desejada de Cuiabá, foram R$ 21 milhões investidos em um terreno de 8.500m², que abrigará as áreas administrativas e a nova Central.
Segundo o diretor regional da Plaenge, Rogério Fabian Iwankiw, a construção da sede passou a ser necessária à medida que a empresa vem apresentando um crescimento evolutivo nos últimos anos, tanto em resultados financeiros como em produção. “A Central da Av. Fernando Corrêa, onde ficamos por 11 anos, já não comportava mais as nossas necessidades, e como temos o comprometimento de proporcionar o melhor atendimento aos nossos clientes e ao trabalho dos nossos colaboradores, apresentamos agora um espaço moderno, mais amplo, que proporcionará mais segurança e conforto a todos”, pontua.
Construído em terreno próprio, a maior Central de Apartamentos Decorados de Mato Grosso apresenta a leveza de ambientes claros e amplos em contraponto ao calor da capital mato-grossense. A arquiteta responsável pela obra, Luiza Bohrer explica que o projeto da nova sede, a mais moderna de todas as Centrais da construtora no Brasil, foi pensando tendo em mente o Parque e o viaduto do Despraiado. “Como está localizada em frente a uma via de alto tráfico, projetamos a fachada horizontalmente, dessa maneira quem chega à região consegue perceber o edifício à distância”, comenta.
Já o Parque Mãe Bonifácia serviu de inspiração para o jardim construído em frente a Central. “A nova sede da Plaenge foi idealizada afastada da rua, mais de 50 metros, para a construção de um jardim em respeito ao verde de um dos principais cartões postais da capital mato-grossense”, diz Bohrer.
Na área interna da nova Central de Apartamentos Decorados, a Plaenge investiu em acabamentos top de linha. “Toda a decoração interna foi feita com materiais nobres, como: madeira, piso porcelanato, guarda corpo da rampa em vidro laminado e inox, balcão do café em silestone branco com detalhes em inox e madeira, entre outros. O capricho na nova sede vai até as cunhas dos banheiros que foram feitas sobre medida”, afirma a arquiteta.
Rogério Fabian ainda ressalta as mudanças na infraestrutura viária da região como recapeamento asfáltico, calçamento, pavimentação das vias laterais ao elevado e o viaduto do Despraiado. “Estamos em uma localização privilegiada e com as obras de mobilidade urbana concluídas na região. Isso garante fluidez, no trânsito e fácil acesso à nova central, já que temos três entradas para o estacionamento, com acessos independentes para atender melhor os nossos clientes. A central de apartamentos decorados conta ainda com vagas exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais”.
O diretor ainda complementa que pensando no conforto e comodidade dos clientes, em tempos de trânsito cada vez mais sem espaço para se estacionar veículos, a Plaenge investiu em um amplo estacionamento. “Ao todo são 80 vagas de garagem, um diferencial do nosso espaço, que poucos pontos comerciais conseguem dar essa facilidade para o cliente”, disse.
Sustentabilidade
O conceito de preservação do meio ambiente e qualidade de vida traduzidos pelo Parque Mãe Bonifácia também foram incorporados na nova sede, que tem enfoque na preocupação com o meio ambiente e com os princípios de sustentabilidade. Segundo o arquiteto do Grupo Plaenge, Fausto Echer a construtora adotou de conceitos construtivos que resultem em eficiência energética, respeito ao meio ambiente e sistemas que evitem o desperdício de materiais.
“Utilizamos preceitos verdes que levaram em conta a topografia do terreno, posicionamento do sol para diminuir a temperatura interna, telhas pintadas de branco e que refletem o sol, paredes duplas para conter o calor, reaproveitamento de materiais como toda a estrutura metálica da antiga sede, lâmpadas LED e fluorescente, que são de grande eficiência e baixo consumo, entre outros”, explica.
Outra novidade do projeto é o Solatube, o mais avançado conceito mundial de difusão de luz natural em espaços interiores. “Seja qual for a posição do Sol no céu, o sistema consegue captar, conduzir e difundir a luz de forma homogênea e intensa em todos os recintos. Luz natural, com a mínima transferência de calor e economia de energia”, pontua Echer.
Para o diretor regional da Plaenge, Rogério Fabian Iwankiw o conceito de sustentabilidade também fortalece os aspectos econômicos da construção civil. “Um empreendimento imobiliário, projetado e construído com essa preocupação, diferencia-se aos olhos do mercado. Há benefícios por todos os ângulos observados: ganha a natureza, com economia de recursos, ganha a empresa com a valorização do imóvel e apesar de haver um aumento no custo final do projeto e da construção, esse adicional é pago na fase de manutenção do imóvel, com economia de água, energia”, argumenta.
Estrutura
A nova Central de Apartamentos Decorados da Plaenge possui área de 2.100 m², que abriga os apartamentos decorados, que ao todo serão oito. “O lançamento da Central será aberto com o decorado do Le Champ, e já está em construção o do empreendimento Supéria”, conta Rogério Fabian Iwankiw.
Assim como o espaço Multiuso, que poderá receber mostras de artistas a todos os tipos de eventos que o Grupo realiza. “O já conhecido Espaço Gourmet agora está com nova decoração, conta com um jardim de apoio, equipamentos mais modernos e comporta cerca de 60 pessoas”, afirma.
O tradicional Café Plaenge, pensado exclusivamente para os clientes, que poderão saborear um delicioso café enquanto visitam os apartamentos decorados, também está de cara nova. E por fim a área da equipe comercial, local de recepção de todos os clientes e futuros moradores dos empreendimentos. “Os clientes terão mais privacidade nas mesas de atendimentos ao mesmo tempo em que poderão deixar seus filhos em uma brinquedoteca de fácil visibilidade. Tudo para poder realizar seu negócio com tranqüilidade e se sentir à vontade para buscar as informações que lhe interessam”, disse Rogério.
Ainda de acordo com o diretor regional a estrutura como um todo é ampla e muito bem dividida, decorada e ambientada, pensando na ergonomia, sustentabilidade, segurança e necessidades diárias. O espaço da área administrativa, ainda em construção, é de 3.800 m² com salas amplas, climatizadas e projetadas para trazer conforto e praticidade aos seus colaboradores.
Decorado
O empreendimento Le Champ, em construção no Jardim Cuiabá, uma das regiões mais nobres e tradicionais da capital mato-grossense, inaugura a nova Central de Apartamentos Decorados. O projeto foi inspirado na receptividade cuiabana, com ambientes em integração. “Procuramos incorporar o estilo de vida do cuiabano que é alegre e adora de receber amigos em casa”, disse a gerente de atendimento ao cliente da Plaenge, Gilvane Iwankiw.
Seguindo esse conceito as salas de jantar, estar e home theater são integradas e contemporâneas. “Os tapetes em tons de laranja, amarelo e bege dão o toque de cor da decoração baseada em cores neutras. O ambiente de estar como é integrado com o de jantar é possível ver a TV do home theater de ambos. A tela ainda faz uma composição com as cores do tapete e os acessórios em tons de prata, que deixam o local de convivência da família ainda mais sofisticado”, destaca Gilvane Iwankiw.
A arquiteta do Grupo Plaenge ainda comenta que um dos diferencial dos móveis do apartamento decorado do Le Champ está na nobreza da lâmina. “São projetos de marcenaria exclusivos para o decorado, feito em lâmina de madeira natural. Uma novidade é o forro da sala, que é treliçado em madeira com espelho, que se integra com a estante do mesmo material”, comenta Gilvane.
Outro destaque é o quarto do bebê, que tem uma decoração bem alegre com nichos em tom de azul. “A montagem de quadros com molduras de diferentes formatos cria um espaço lúdico e divertido. No pé da cama foi criado ainda um espaço especial com cadeira de balanço do designer Charles Eames e mesa lateral de Eero Saarinen – móveis de design assinado, que modernizam o ambiente”.
Investimentos
A Plaenge, a maior construtora de capital fechado do país segundo o ranking ITC, lançará em Cuiabá em 2014 um total de R$ 210 milhões de Valor Geral de Vendas (VGV), sendo 5 torres e 476 apartamentos.
Fundado há 43 anos, o Grupo Plaenge atua no segmento da construção civil em edificações imobiliárias e industriais. Faz parte do Grupo a construtora Plaenge, que tem como foco o público Premium, e a Vanguard Home, que atua no mercado do comprador do primeiro imóvel. Na área industrial, a Plaenge projeta, constrói e monta fábricas e indústrias para grupos como Coca-Cola, SIG Combibloc e Cargill entre dezenas de outros.
O grupo tem obras entregues em 19 estados brasileiros e desde 2009, atua também no Chile onde já entregou 8 empreendimentos. Em Cuiabá desde 1983, a Plaenge já entregou 54 edifícios, onde moram mais de 11.000 pessoas.