Nem mesmo as chuvas que se tornaram constantes nos últimos dias estão prejudicando o ritmo das obras no aeroporto de Sorriso. Uma parte da pista já está cascalhada. “Estão sendo feitos os trabalhos de base e sub-base. Pelo que apuramos com o engenheiro responsável, o cronograma está dentro daquilo que esperávamos. Na segunda quinzena de novembro, esperamos estar iniciando a implantação do asfalto na pista”, afirmou o vice-prefeito Luiz Carlos Nardi, que coordena a obra. A meta é que a nova pista esteja concluída até final de dezembro.
O aeroporto terá uma pista de 30 x 1.550 metros e dois tipos de pavimentos dimensionados. Uma seção de pavimento flexível, nas áreas de movimento das aeronaves, como pista de pouso e decolagem, taxiways e parte do pátio de manobras. E um outro pavimento rígido, a ser construída nas áreas de estacionamento de aeronaves. A fim de garantir uma estrutura de pavimento que suporte, no futuro, cargas de aeronaves maiores, as seções de pavimentos foram dimensionadas de modo que as espessuras de base e sub-base atendessem ao carregamento imposto pelos trens de pouso dessas aeronaves.
Esta é uma das principais promessas de governo da administração, visando favorecer o transporte aéreo de empresários e industriais que visitam o município, para que sejam incentivados a investir na região. A infra-estrutura para o aeroporto está sendo projetada para abastecer a área do aeródromo, terminais, hangares, contra-incêndio e parque de abastecimento de aeronaves com água potável, esgoto, telefonia e energia elétrica.
Além de fomentar atividades industriais e agrícolas, a instalação do aeroporto vai fomentar a instalação de oficinas mecânicas, parques de abastecimento de aeronaves e escolas de aviação e pilotagem.