PUBLICIDADE

Piscicultores de Mato Grosso têm mais 2 anos para regularizar suas atividades

PUBLICIDADE

O governo estadual prorrogu por mais dois anos o prazo para regulamentação das atividades de pesca, aquicultura, piscicultura e sobre as relações de pessoas físicas ou jurídicas que praticam o comércio, a industrialização e o transporte de pescado no Estado. As mudanças aprovadas pela Assembleia já foram sancionadas pelo governador. Os empreendimentos de piscicultura em funcionamento até o último dia 12 terão o prazo de 54 meses contatos da sua vigência para promover a sua adequação com base nas normas dos órgãos ambientais. O prazo anterior de adequação tinha vencido em 4 de outubro do ano passado.

De acordo com a coordenadora da cadeia produtiva da piscicultura do MT Regional, Cristiany Canavarros, a medida tem por objetivo proteger a fauna aquática. A responsável pela piscicultura em Mato Grosso disse que a licença de operação tem que ser emitida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ela chama atenção para que os piscicultores procurem o órgão ambiental para regularização de suas atividades seja para fins comerciais ou não. Sendo assim, após a regularização, os piscicultores deverão procurar o SEAP, do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Várzea Grande.

No entanto, ficam sujeitos ao cadastramento e ao prévio licenciamento, junto à Sema, toda e qualquer atividade que se refira: a pesca permitida, nas modalidades descritas na lei; formação e expansão da piscicultura, aquicultura e plantel reprodutor; ao transporte, trânsito e comercialização do pescado; a instrução, em território mato-grossense, de qualquer espécie exótica ou nativa de outra região. Além dos acampamentos e ranchos de pesca às margens dos rios e lagos ficam sujeitos a ação fiscalizadora e a sanções prescritas na Lei Complementar.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado

As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário...

Aneel mantém tarifa mais cara na conta de luz em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta...

Exportações em Diamantino chegam a R$ 4 bilhões e principal cliente é a China

Diamantino está em 9º no ranking estadual de volume...
PUBLICIDADE