PUBLICIDADE

Pesquisa vai nortear desenvolvimento socioeconômico de Sorriso

PUBLICIDADE

Para nortear o planejamento da cidade, a administração investiu na realização de uma pesquisa técnica, realizada por especialistas, capaz de traçar o perfil do município. A Fundace, uma empresa de pesquisa que tem em seu quadro professores da USP (Universidade de São Paulo), foi contratada para traduzir em números os problemas e oportunidades de crescimento da cidade.

A prefeitura vai gastar R$ 185 mil com a pesquisa e o trabalho dos pesquisadores foi dividido em duas frentes. A primeira realizou um levantamento de todas as estatísticas existentes junto aos órgãos oficiais. Os especialistas fizeram análises fazendo comparativos da economia local e do desenvolvimento de Sorriso a partir de 1991, quando começa do “boom” do desenvolvimento. Também foram cruzados os dados das cidades circunvizinhas, que integram o polo regional e, diga-se de passagem, forma uma das economias mais prosperas do país.

Essa parte do levantamento apurou desde as características socioeconômicas, como formação da população, dados da saúde e educação, infraestrutura urbana e serviços básicos, além de amostragens econômicas, relacionadas a produção agrícola, dados do comércio, indústria, prestação de serviços e geração de empregos. “O diagnóstico irá apontar as oportunidades que existem para o desenvolvimento da economia local. Será uma espécie de atlas que está nas mãos do poder público para orientar investidores locais ou de fora, bem como as políticas públicas de suporte”, explica o secretário de Indústria e Comércio, Rafael Reis.

Uma segunda parte da pesquisa teve caráter qualitativo. Os pesquisadores visitaram os principais complexos industriais da cidade, afim de realizar uma análise da cadeia produtiva. Conforme a Revista Notícia frisa nesta edição, Sorriso vive um momento de transição econômica, em que busca a transformação dos produtos agrícolas, agregando valor e gerando renda. Essa movimentação da economia é amplamente respaldada pelo anseio da população local, que aposta nessa transição como um mecanismo que elevará ainda mais a qualidade de vida do município.

Os dados concatenados pela entidade não irão para uma gaveta de repartição pública, fazendo volume a tantos outros documentos da prefeitura. Eles foram apresentados e multiplicados. A prefeitura de Sorriso realizou ontem (11) o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico, reunindo a sociedade organizada e os membros das diferentes esferas do poder público de Sorriso, para discutir os rumos e desafios para os próximos anos. O evento foi ampliado para as cidades do entorno, que também puderam ter acesso a alguns números das suas respectivas economias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE