A Federação do Comércio do Estado do Mato Grosso-Fecomércio/MT está apoiando a realização da segunda edição da Pesquisa Ação Social das Empresas, que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) está realizando na região Centro-Oeste. O presidente da entidade, Pedro Nadaf disse que este diagnóstico é considerado como a mais importante referência para se mensurar o quanto a iniciativa privada tem dado respostas positivas para as atividades focadas na construção de uma sociedade mais humana e solidária.
Nadaf aponta que muitas empresas da região têm atuado efetivamente com ações focadas no desenvolvimento da comunidade de forma coletiva ou individual, mas não dimensiona suas respectivas abrangências sociais, parecendo ser muito tímida a participação das mesmas dentro deste contexto. O presidente destaca que a Fecomércio/MT, nesta parceria irá encaminhar correspondências às empresas no sentido de orienta-las. Ou seja, no caso destas terem sido selecionadas na amostra da pesquisa e já tenham recebido o questionário do levantamento, que responda com brevidade e precisão. Isto porque, somente desta forma será possível conhecer a atuação social em nível local.
A Pesquisa Ação Social das Empresas foi o primeiro levantamento a identificar, no início dos anos 2000, a atuação social das empresas privadas no Brasil por meio do atendimento voluntário às comunidades mais pobres. Seus resultados darão aos empresários, informações para que possam melhorar a eficiência de suas iniciativas no campo social e possibilitarão ao Governo rever mecanismos de estímulo à realização de ações em benefício da comunidade.
O IPEA agora voltou a campo e está pesquisando cerca de duas mil empresas da região Centro-Oeste. A partir deste novo levantamento, será possível analisar, de maneira inédita, a evolução das ações empresariais voluntárias para a comunidade entre os anos de 2000 e 2004. Serão coletadas, ainda, informações sobre as empresas que não desenvolveram qualquer tipo de atendimento. O objetivo é entender as razões que dificultam a participação dos empresários, bem como os motivos que os levariam a atuar na área social.
Conforme disse Anna Maria Peliano, diretora de Estudos Sociais do Ipea e coordenadora-geral da Pesquisa, o Instituto pretende avaliar, também, qual o nível de interação da iniciativa privada com outras instituições e com a comunidade. “Nosso interesse é mapear a evolução da ação social das empresas e, verificar, por exemplo, se elas formam parcerias com o governo ou com outras organizações sociais”.
Os técnicos do IPEA estão à disposição para esclarecer dúvidas deste levantamento que é um retrato da ação social realizada voluntariamente pelas empresas, com foco voltado para doações, atividades ou projetos em diversas áreas. Interessados podem fazer contatos através do telefone 0800 642 5005 (ligação gratuita), ou pelo e-mail: ([email protected]). Vale destacar que mesmo a empresa não tenha sido selecionada na amostra, é interessante que acesse o site da pesquisa, no endereço www.ipea.gov.br/asocial, para conferir a importância do levantamento e conhecer os resultados do Sudeste e Nordeste, regiões já pesquisadas nesta segunda edição.