PUBLICIDADE

Pesquisa traça perfil do empreendedor da terceira idade em Mato Grosso; comércio de alimentos lideram

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A pesquisa ‘Empreendedorismo Prateado’ realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae) apontou que 57% dos empreendedores da terceira idade que possuem seu próprio negócio é por necessidade financeira, enquanto 47% informaram que é o desejo de continuar ativo.

O levantamento indicou, ainda, que a idade média dos empreendedores está na faixa dos 63 anos e os homens são a maioria no mercado, com 52%, enquanto que as mulheres somam 44%. “O empreendedorismo é uma área que agrega a todos que estão dispostos a se desafiar e viver uma nova experiência, independente de idade. E essa pesquisa demonstra este potencial empreendedor na idade madura. Observamos também que a terceira idade ocupa um espaço relevante no empreendedorismo mato-grossense e isso é benéfico econômica e socialmente”, destacou a diretora Superintendente do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun.

Dos que estão à frente de algum empreendimento, 39% já estão aposentados e, ainda de acordo com a pesquisa, outras causas que levam as pessoas da terceira idade a empreender são: a realização pessoal (31%), paixão por uma área específica (20%), contribuir para a sociedade (13%) e realizar um sonho de vida (10%).

O perfil da empresa em que pessoas da terceira idade empreende é de vendas de produtos e serviços (32%), alimentação (20%), beleza e vestuário (13% cada), artes e artesanatos (10%), consultoria (7%) e tecnologia (5%).

Os desafios apontados por este público são a falta de recursos financeiros (46%), barreiras de idade no mercado de trabalho (38%), conhecimento limitado em tecnologia (35%), resistência social ao empreendedorismo na terceira idade (20%) e cuidados com a saúde (20%).

Quando perguntados quais habilidades e conhecimentos gostariam de adquirir, a tecnologia e inovação liderou, com 46%, seguido de gestão financeira (34%), marketing digital (33%), gestão de pessoas (17%) e vendas e atendimento ao cliente (16%).

Entre os empreendedores, 45% querem expandir, 27% pretendem manter como estão, 24% pretendem passar o negócio para a família e 3% planejam fechar as portas.

A pesquisa quantitativa ouviu 1.045 donos ou sócios dos pequenos negócios, entre os dias 29 de agosto a 05 de setembro deste ano, em todo o Estado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Resgatado no Nortão filhote de macaco que quase foi atacado por cães 

O filhote de macaco-aranha-da-cara-preta (Ateles chamek) foi encontrado, esta...

eSports entram no radar olímpico e levantam debates no Brasil

Os eSports ganha cada vez mais adeptos e, com...

Sinop: inscrições para mutirão de reconhecimento de paternidade terminam esta semana

As inscrições para o mutirão de reconhecimento de paternidade...
PUBLICIDADE