A pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas, da Unemat, feita com 150 empresários, entre os dias 1 e 11 deste mês, avaliou a situação atual da economia sinopense e alguns indicadores tiveram alta no mês de fevereiro. No setor de vendas, o crescimento foi de 28,37%. A adimplência -pagamento de faturas- cresceu 10,35%. No setor de investimentos, houve alta de 36,26%. A maioria dos empresários pesquisados também empregou mais funcionários. Se comparado com fevereiro, as contratações foram 10,10% maiores.
Já o IEE – Índice de Expectativas dos Empresários- que mede a expectativa futura de negócios indica que as vendas podem ser 5,41% menores, a adimplência pode reduzir 2,94%. No setor de investimentos a expectativa de redução é de 14,47% e, nas contratações, a queda pode chegar 36,41%). “Essa queda de alguns grupos se deve pela retração da inflação. No mês passado fechamos acima de 1% e agora deu uma desacelerada e fechou em 0,62%. Está acompanhando a dinâmica de outras regiões do Estado e do paísl. Houve um certa desaceleração no índice de inflação o que mostra que os níveis de peço já esta em um patamar e deve encaminhar para estabilidade ao longo do ano”, avaliou o economista do Centro de Informações Socioeconômicas, da Unemat, Udilmar Carlos Zabot.
Por outro lado, a expectativa sobre a economia de Sinop que apresentou alta de 4,83%. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) cresceu 6,59% comparada com fevereiro. De acordo com Zabot, a confiabilidade na economia por parte dos empresários está voltando gradativamente. “O empresário local tem melhorado a expectativa. Na medida que a economia começar a aquecer e ter um ritmo mais estável", analisou. "Melhorou do final do ano para o primeiro trimestre", acrescentou o coordenador da pesquisa.
A pesquisa tem como referência os último 30 dias das atividades econômicas dos donos ou gerentes de 150 empresas, de diversos segmentos, entrevistadas. O levantamento mensal é feito pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
egundo a pesquisa também houve alta no desempenho atual da economia de 17,87%. Os itens de grupo, todos apresentaram números positivos. As vendas aumentaram em 28,37%, adimplência em 10,10%, segmento empresarial 23, 06%, investimentos 36,26%, contratações 10,10% e a economia de Sinop ficou em 0,22%. Já a expectativa futura da economia para os próximo três meses teve uma queda de 2,02%.