sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisa de abril mostra forte crescimento na intenção de consumo dos cuiabanos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá atingiu 77,1 pontos em abril, um forte crescimento de 4,3% sobre o mês anterior e de 10,7% no comparativo com igual período do ano passado. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), apresentou quarta alta consecutiva e se aproxima de índices pré-pandêmicos, como do registrado em abril de 2020, quando somava 80,8 pontos.

Entre os subíndices avaliados na capital, o IPF-MT constatou resultados positivos em todos, com destaque no indicador de Compra a Prazo (Acesso ao Crédito) e no Nível de Consumo Atual, com 6,5% e 6,4%, respectivamente. O indicador de Emprego Atual, que segue crescendo desde fevereiro, neste mês apresentou a menor variação de alta, ainda assim, o percentual dos entrevistados que disseram estar desempregados caiu de 12,9% em março para 11,2% em abril. O índice é menor ainda no comparativo com abril de 2021, quando atingia 15,7% dos entrevistados em Cuiabá.

O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, confirmou o bom crescimento da pesquisa, reforçando a tendência de recuperação da economia e, consequentemente, de aumento no consumo a curto e médio prazo. “Com uma forte alta no mês, sendo a quarta consecutiva, e uma melhora considerável do índice se aproximando de patamares pré-pandêmico, a pesquisa demostra otimismo por boa parte da população, visto que o consumo está sendo estimulado, em razão do cenário positivo da economia”, explicou.

Quando comparado com o índice geral nacional, o subíndice que monitora a situação do emprego das famílias obteve maior aumento no período, com a capital apresentando menor expansão do seu índice. “Apesar de menor o crescimento observado na capital do estado, o que pode ser visto com preocupação, o índice geral da pesquisa em Cuiabá reflete o aumento na intenção de consumo das famílias para os próximos meses”.

Pelo lado pessimista, a pesquisa traz uma variação negativa para as famílias que recebem mais de 10 salários-mínimos, de -2,5% sobre o mês anterior, contabilizando, assim, 101,6 pontos. Com a queda, o índice atual se aproxima do registrado em abril do ano passado, quando somou 101,5 pontos naquele ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE