O índice de inflação registrou uma deflação 0,03% e maio. A constatação é da pesquisa mensal realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e também a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que apontou desaceleração em relação ao mês anterior, quando chegou a 0,67%. “O destaque deste mês ficou com a redução no preço das passagens aéreas. As promoções realizadas no mês puxaram os preços para baixo em aproximadamente 6%”, constata.
O estudo aponta que o índice de inflação é compost por artigos de residência, educação, alimentação e bebidas, transportes, habitação, saúde e cuidados pessoas, vesturário e comunicação.
Já em relação ao índice de confiança empresarial, é apontado que os “indicadores de expectativa para os próximos meses também não parece positivo. A piora do cenário econômico e sobreposição de datas de vendas com a copa do mundo explicam um pouco a mudança de humor”.
Conforme o estudo, “o mês corrente apresentou uma rápida deterioração em relação ao mês anterior, com destaque para as quedas no indicador de vendas (-28,26%) e adimplência (- 17,02%). A expectativa de bom resultado referente ao dia das mães parece ter sido frustrado. Quando se comparam os dados em relação ao mesmo período do ano anterior em média os indicadores recuaram em 24%”.