Mesmo em um momento de crise mundial, o consumidor brasileiro prevê que irá gastar mais no último trimestre deste ano, na comparação com período equivalente de 2007, e ainda em bens de maior valor, conforme revelou pesquisa do Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), divulgada nesta terça-feira (14).
O motivo para isto é o fato de a crise demorar para chegar ao consumidor e estar mais focada nos investimentos. “Ainda não houve contaminação do movimento lá de fora. Essa crise ainda não afetou o bolso do brasileiro”, afirmou a professora do Provar/FIA, Patrícia Vance.
Para se ter uma idéia, a intenção de gasto cresceu mais nos eletroportáteis, em 53,1% na comparação entre os terceiro e quarto trimestres deste ano. Em relação ao último trimestre de 2007, o destaque ficou com eletro-eletrônicos (+58,4%).
Final de ano garantido
Ainda é importante destacar que o final do ano é um momento de gasto maior dos consumidores, já que é época de férias escolares e de Natal. “Tem ainda o incremento do décimo terceiro. Existe um cenário de otimismo, a não ser que tenhamos uma surpresa”, afirmou Patrícia.
Já para 2009, a professora não tem a mesma certeza de que o consumidor continuará gastando. “Hoje, as grandes empresas já começam a ter problemas em captar recursos lá fora. Então, para o próximo ano, podemos ter redução da produção. Esta recessão de crédito afeta a economia como um todo e surtiria efeitos para o consumidor no ano que vem”.