PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que  “pejotização” pode ter influência na redução de pedidos de seguro-desemprego em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Após Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ter divulgado que o Brasil reduziu o número de pedidos de seguro-desemprego no ano passado, o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, avalia que um dos fenômenos que ajuda a explicar esse cenário é a “pejotização” do emprego, que são pessoas que passaram a trabalhar em regime de PJ (pessoa jurídica).

“Uma parte cada vez maior da força de trabalho está sendo contratada via empresa, especialmente via MEI (Microempreendedor Individual), e não pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) “, explicou o diretor de Pesquisas do instituto, Maurício Munhoz.

Segundo ele, essa “pejotização” é bastante controversa, já que pode ser vista como bom para uns e ruim para outros. “Imagine uma pessoa que trabalha em uma empresa sem ser com carteira assinada; como MEI, não seriam descontados tantos impostos, mas por outro lado, o prestador de serviços não goza de férias, 13º salário e nem possui outras garantias”.

Os dados divulgados pelo Caged mostram que o número de pedidos de seguro-desemprego feitos no ano passado foi de 6.087.576. O resultado é 10,3% menor do que em 2020 (6.784.120) e se aproximando dos números de 2006 (5.857.986).

Para o Ministério do Trabalho e Previdência, a queda pode ser creditada, em grande parte, ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Até o momento, já foram preservados mais de 11,1 bilhões de vínculos de trabalho, garantindo o emprego de mais de 10,5 bilhões de trabalhadores.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nota MT beneficia mais de 159 mil contribuintes com desconto no IPVA

Os proprietários de veículos mato-grossenses que participam do Nota...

Sorriso fecha ano com mais de 4,4 mil novas empresas

Sorriso ganhou 4.499 novas empresas, de janeiro a novembro,...

Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro...
PUBLICIDADE