PUBLICIDADE

Pesquisa aponta índice de deflação em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Pesquisa realizada pelos acadêmicos do primeiro ano do curso de Administração de Empresas, da Faculdade Municipal de Nova Mutum, apontou o índice de deflação no município de Nova Mutum, no mês de agosto. O valor apurado foi de -0,1793%. Segundo o professor e coordenador de pesquisa, James Watzel, a pesquisa foi desenvolvida utilizando metodologia de cálculo semelhante ao do índice da Fundação Getúlio Vargas, isto é, com sete categorias de estudo.

Foram visitados mais de 60 estabelecimentos comerciais do município. Só Notícias apurou que a pesquisa foi realizada no período de 27 de julho a 27 de agosto.

Contribuição de cada categoria para o resultado apurado:
Alimentação: – 0,3593%
Despesas Pessoais: 0,188%
Vestuário: 0,1254%
Habitação: 0
Transporte: – 0,1694%
Saúde: 0,036%
Educação: 0

“O resultado acompanha a tendência nacional apontada pelos principais institutos de pesquisa. Cabe ressaltar que dentro do item alimentação foi verificada uma diferença entre os estabelecimentos pesquisados de até 13,07%”, explicou o professor.

Para entender mais:
Deflação é o contrário de inflação. Significa queda do nível geral dos preços e não de um ou outro produto isolado.

Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário.

Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa.

Taxas de deflação podem ser esporádicas, o que pode ser registrado quando a inflação é muito baixa. Os preços ficam estáveis e num ou outro momento a taxa torna-se negativa.

Mas a deflação como um processo mais contínuo está em geral associada à recessão, ou seja, à queda da atividade econômica. As vendas caem com a perda do poder aquisitivo dos consumidores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE