Mato Grosso deve receber, a patir do próximo mês, recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) destinado para atender comunidades que desenvolvem a agricultura familiar, tanto operações de custeio quanto de investimento. Há projetos em Mato Grosso para resfriadores de leite, despolpadeiras (produção de polpa de frutas), farinheiras, pequenos frigoríficos/abate, pequenas indústrias para fabricação de rapadura e ainda, a melhoria de indústrias já instaladas.
O investimento previsto para o Estado é de R$ 11,7 milhões.
Os projetos são elaborados pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e analisados pela Caixa Econômica Federal.
Hoje, o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder-MT), Neldo Egon Weirich, trataram das liberações de verbas com o superintendente Regional da Caixa, Ivo Carlos Zecchi. No Estado, pelo menos 157 projetos, de comunidades rurais, agricultores e associações, são analisados, mas outros são elaborados e podem ser encaminhados até junho de 2009.