PUBLICIDADE

Pequenas empresas de Mato Grosso estreitam relações comerciais com Bolívia e Peru

PUBLICIDADE

Será realizado na próxima quinta-feira, o seminário Internacional Oportunidades de Negócios Brasil, Peru e Bolívia, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A atividade é parte do projeto Mercado de Fronteira Brasil – Peru, que conta com o envolvimento dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso a fim de auxiliar as relações comerciais das micro e pequenas empresas na identificação e aproveitamento das oportunidades de negócios. É uma estratégia de internacionalização das empresas do segmento, uma vez que elas têm ligações geográficas próximas do ponto de vista do comércio exterior.

Entretanto, tal integração não pode ser desconectada de ações do setor público e setor empresarial. Por isso, deve-se levar em consideração o potencial de comércio entre os países, o mecanismo de controle aduaneiro dos espaços de fronteira, a manutenção das estradas brasileiras, bem como toda a infra-estrutura de transportes que envolve Mato Grosso, Bolívia e Peru. Neste contexto, a estrada Interoceânica, com 2.603 km de extensão, que liga o Brasil (Assis Brasil – AC) ao Peru, será concluída em 2009. E Mato Grosso está inserido na área de influência da estrada, um eixo rodoviário de ligação com a costa sul-americana do Pacífico, foco de 56% do comércio mundial.

O seminário tem apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), do Sistema Fecomércio, da Federação da Indústria no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), do Governo do Estado de Mato Grosso e do Banco do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE