PUBLICIDADE

Pedidos de recuperação judicial aumentam 61% em MT

PUBLICIDADE

Indicativo de um cenário econômico ruim ou esperança de recuperação. O fato é que o número de empresas que pediram Recuperação Judicial (RJ) cresceu 61,9% este ano em Mato Grosso, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. A Justiça também se mostrou “compreensiva”, já que houve aumento de 68,4% nos deferimentos. De janeiro a agosto de 2014, o Judiciário validou 32 solicitações, contra 19 nos mesmos meses de 2013. Já a aprovação dos planos de RJ pelos credores subiu 25%. No ano passado, 8 propostas foram aceitas e, nos 8 meses de 2014, somaram-se 10.

A boa notícia é que o número de falências caiu no Estado. O pedido de falência foi requerido por 9 empresas, de janeiro a agosto de 2013, baixando para 2 este ano, queda de 77,7%. Oficialmente, em 2014, 13 empresas fecharam as portas, enquanto que este foi o destino de 21 estabelecimentos nos 8 meses do ano passado.

Para a economista Luceni Grassi, o levantamento demonstra que mais empresas entraram em dificuldades financeira ou de gestão, mas indica também que muitas estão conseguindo se restabelecer através da recuperação. “Se está aumentando o número de recuperação judicial e caindo de falência pode ser um sinal de que as empresas que estão pedindo estão conseguindo se recuperar. É um último oxigênio para dar capacidade para elas renegociarem a dívida com credores”. A especialista ressalta que o desaquecimento da economia afeta os setores, mas empresas “nascem e morrem” rapidamente por falta de planejamento.

Modelo – O exemplo mais recente de uma tentativa que falhou de recuperação judicial foi a do Grupo Modelo, que pediu a Autofalência esta semana. Após a solicitação, o juiz Flávio Miraglia Fernandes, da Vara Especializada de Falência, Recuperação Judicial e Cartas Precatórias de Cuiabá, encaminhou o pedido ao administrador judicial da empresa para que se manifeste no prazo de 5 dias. O magistrado determinou ainda que o pedido de falência seja retirado do processo de recuperação judicial. Ele deverá tramitar de forma autônoma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE