segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Pecuaristas do Nortão debatem hoje em Sinop implantação do Sistema Pesebem

PUBLICIDADE

Pecuaristas e sindicatos de quinze municípios do Nortão vão se reunir à tarde em Sinop. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, o objetivo principal é “cobrar mais transparência por parte dos frigoríficos. Existe uma discórdia muito grande entre pecuaristas e frigoríficos na questão do atendimento de carcaça. Queremos que se instale balanças em nossa região, com o sistema Pesebem”.

Os coordenadores da Comissão de Pecuária de Corte e do PeseBem, da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso), Luiz Carlos Meister e Guto Zanata, também vão debater com os pecuaristas a defasagem de preços da arroba do boi na área não habilitada a exportar para a União Européia, em comparação com a Baixada Cuiabana.

O sistema Pesebem, da Famato, começou a ser implantado no Estado em 2004 e atualmente, funciona em 14 frigoríficos. A balança instalada pelo programa no frigorífico garante a confiabilidade na aferição do peso dos animais abatidos. “Queremos ainda implantar uma assessoria de acompanhamento de abate, que já existe no Estado de Goiás. Isso vai acabar com a briga que existe entre pecuarista e frigorífico”, ressaltou Galvan.

Segundo ele, já confirmaram presença no encontro, representantes da Acrinorte, Acrimat, Acrivale (Juara), Asfax (Associação de Fazendeiros do Xingu), da Famato e de municípios como Pontes e Lacerdas, Cuiabá, Marcelândia, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Nova Canaã, Colíder, Juara, Sorriso, Tabaporã, Juína, Feliz Natal, Cláudia e Itaúba.

O encontro será na sala do Codenorte.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...
PUBLICIDADE