PUBLICIDADE

Pecuaristas de MT desembolsaram R$ 50 mi em vacina contra aftosa

PUBLICIDADE

Os pecuaristas matogrossenses desembolsaram mais de R$ 50 milhões apenas com a aquisição de vacinas contra a febre aftosa em 2010, para manter o Estado livre da febre aftosa. No mês de novembro de 2010, foi realizada a maior etapa de vacinação para imunizar bovinos e bubalinos de Mato Grosso de todas as idades contra a febre aftosa.

Os pecuaristas gastaram nessa etapa R$ 38,5 milhões na compra de vacinas para imunizar 28.769.469 milhões de cabeças, rebanho registrado em 2010 pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O preço médio da dose da vacina custou ao produtor de R$ 1,34, segundo levantamento solicitado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O reajuste nos preços foi de 20% com relação aos preços praticados no Estado na etapa de novembro de 2009, onde a dose foi comercializada em média a R$ 1,14.

Na etapa de maio do ano passado, que é feita com animais de zero a 24 meses, os pecuaristas matogrossenses tiveram um gasto de R$ 12,4 milhões na compra de vacinas, para imunizar 11 milhões de cabeças contra a aftosa. O produtor pagou pela dose em média, R$ 1,13. "Costumamos dizer que o pecuarista é o grande protagonista dessa história de sucesso no qual o Estado não registra há mais de 15 anos um foco da doença. Isso é mérito do produtor que não mede esforços para vacinar o maior rebanho do país. Nos últimos anos a vacinação espontânea é sempre de quase 100%", disse o presidente da Acrimat, João Bernardes.

"Esse custo de R$ 50 milhões é só com a compra da vacinas contra a febre aftosa, mas o produtor tem a despesa com o transporte, manejo e outros itens importantes nesse processo da campanha, sem falar nas demais vacinas que são aplicadas durante o ano todo", comentou o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. Ele ressalta que "o produtor sabe de sua responsabilidade em manter o estado de Mato Grosso com o status de zona livre de febre aftosa, pois é o passaporte para levar o boi que ele produz para mercados exigentes como o europeu".

Os produtores matogrossenses estão comemorando este ano 15 anos sem a presença de febre aftosa no estado. O resultado da última etapa de vacinação, onde todo rebanho é vacinado, mostrou que 99,74% do rebanho receberam a vacina de forma espontânea. "Um índice que temos que comemorar e agradecer aos produtores e entidades parceiras, pois tudo o que acontece na pecuária reflete nos demais setores da economia", disse o secretario de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, Jilson Francisco da Silva, que durante a cerimônia de comemoração dos 15 anos sem aftosa, homenageou com a entrega de placas diversas entidades pela conquista, entre elas a Acrimat.

Mato Grosso detém o maior rebanho do Brasil, que segundo dados divulgados hoje (19) pelo Indea, vêm crescendo de forma significativa. Em 2009, o rebanho era de 27.294.923 milhões de cabeças, em 2010 esse número cresceu 5%, saltando para 28.769.469 milhões, um aumento de 1.474.546 milhões de cabeças, distribuídas nos 141 municípios do estado.

O produtor que não comunicou a vacinação de seu rebanho ao Indea vai pagar uma multa equivalente a 2,25 UPF"s -Unidade Padrão Fiscal – que corresponde a R$ 74,25 por animal não vacinado. O animal não vacinado durante da campanha, receberá a dose com acompanhamento de técnicos do Indea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas em Juara contratam para 73 vagas em diversas áreas

Foram divulgados, essa semana, 73 postos de trabalho no...

Receita Federal passa a publicar lista de devedores contumazes; R$ 25 bilhões

A Receita Federal divulgou a primeira lista de contribuintes...

Sorriso oferta mais de 50 vagas de emprego em 26 funções; salários chegam a R$ 6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão contratando, essa semana,...
PUBLICIDADE