Foi inaugurada ontem, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Jauru, no rio Jauru, entre os municípios de Jauru e Indiavaí. A PCH terá capacidade instalada de 19 MW e energia assegurada de produção de 120,3 gigawatts hora por ano, ou o suficiente para fornecer energia elétrica a uma cidade de 150 mil habitantes.
O presidente do grupo Luiz Ricardo Renha, adiantou que está nos planos da empresa aumentar os investimentos no Estado.
Para o prefeito de Jauru, Pedro Ferreira, a hidrelétrica trará mais valor agregado aumentando a arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). O prefeito salientou ainda que já existem cinco unidades geradoras de energia elétrica no rio Jauru naquela região. As PCHs Indiavai, Ombeiras, Antonio Brennand e agora a Salto Jauru; e, a Usina Hidrelétrica Jauru.
De acordo com o engenheiro civil gerente da construção, Jorge Mussi, a PCH Salto Jauru possui duas turbinas tipo “Kaplan S”, as maiores em operação no país, com 3,25 metros de diâmetro pela qual passam 120 mil metros cúbicos de água por segundo, em cada uma delas. A PCH Salto Jauru tem uma barragem de 1,1 mil metros de extensão e 18 metros de altura. O outro empreendimento do grupo Brascan em Mato Grosso é a PCH de Salto Corgão, no município de Nova Lacerda (546 Km a Oeste de Cuiabá), com capacidade instalada de 27 MW 178,6 Gigawatts hora por ano.
A PCH Salto Jauru está enquadrada como fonte alternativa de energia e contribui para o abatimento das emissões de gases de efeito estufa, substituindo fontes poluidoras de geração de energia elétrica. Com a inauguração da PCH Salto, a Brascan Energética passa a ser proprietária ou a participar societariamente de 27 usinas hidrelétricas em todo o país, que estão em operação, com capacidade instalada de 313 MW, totalizando cerca de 1.650.000 MWh por ano. A empresa também é proprietária de outras quatro PCH’s (totalizando 87,8 MW) e uma Usina Hidrelétrica de 39 MW, que está em construção.