Mais de 80 empresas do setor varejista, na área central de Sinop, já confirmaram a abertura dos estabelecimentos, neste sábado, feriado municipal. São lojas de confecções, calçados, móveis, eletrodomésticos, óculos, relógios, conveniências, farmácias, prestadores de serviços dentre outros. A tendência é que a maioria atenda até às 17h, horário em que deve iniciar o desfile da prefeitura.
A iniciativa ganhou força depois do feriado do último sábado (7), quando dezenas de estabelecimentos comerciais também funcionaram na área central e em alguns bairros e tiveram bons resultados, durante o feriado de Independência. “A economia tem demorado para reagir então toda oportunidade de recuperar perdas é bem vinda”, explica o presidente da CDL Marcos Antonio Alves.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está orientando os lojistas que querem abrir no feriado dos procedimentos que devem ser adotados, dentre eles as obrigações trabalhistas referentes a feriados. A convenção firmada entre Fecomércio e Sintracom aponta duas soluções para o empregado ser recompensado. A primeira é remuneração do dia de feriado trabalhado, que será paga em dobro, incluídas as comissões de vendas, e a segunda é concessão de folga compensatória a ser concedida dentro do prazo de até 15 dias.
“O ideal é que cada empresário verifique a convenção que rege seus colaboradores para não ter surpresas depois e na dúvida consultar contadores e advogados”, finalizou Marcos.
A informação é da assessoria da CDL Sinop.