Hoje à tarde muitos comerciantes de Sinop aderiram ao manifesto dos agricultores fechando as portas dos estabelecimentos. A convocação foi feita pela CDL e prefeitura para reforçar o manifesto considerando que hoje o presidente da República recebeu governadores que cobraram soluções para resolver os graves problemas no setor agrícola. Para a proprietária de uma loja de materiais de construção, Ivete Inêz Menzel, “é necessário dar nosso voto de apoio aos agricultores. Nós somos totalmente a favor, até porque temos vários clientes agricultores e estamos vendo a situação de crise pela qual eles estão passando”, disse, ao Só Notícias, explicando que fechou sua loja durante toda à tarde.
O gerente de uma outra loja de materiais para construção, Messias Martins Silva, afirmou que “todos nós dependemos dos agricultores. E todo o comércio precisa apoiá-los ou nossa situação não mudará”. Segundo ele, a loja fechou as portas desde o meio-dia até às 15h30.
A gerente de uma loja de confecções no centro da cidade, Marlene Cella, também acredita “que as pessoas dependem dos agricultores. Em todos os manifestos nós estivemos presentes e nesse não seria diferente. Só não comparecemos no local do bloqueio porque é muito longe, mas fechamos as portas da loja durante toda a tarde”, afirmou, ao Só Notícias.
A CDL não divulgou quantas empresas resolver atender a convocação e fecharem as portas esta tarde.
Nas demais cidades da região como Alta Floresta, Sorriso e Nova Mutum parte dos comerciantes também apoiou o protesto.