Mesmo com feriado decretado pelo governo estadual, em comemoração ao dia da consciência negra, várias lojas de confecções, calçados, postos, hotéis, farmácias e outros produtos deverão atender, hoje, em Sinop. Alguns supermercados, por exemplo, manterão as unidades abertas até às 12h.
No município, um acordo foi firmado na última semana entre Câmara de Dirigentes Lojistas e representantes do Sindicato dos Comerciários, no qual ficou determinado que as empresas que optarem em abrir deverão pagar o dia dobrado para cada empregado e terão 7 dias para fazer a escala de folga.
Não haverá expediente nas agências bancárias. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos – Febraban-, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem hoje poderão ser pagas segunda-feira sem incidência de multa. Os atendimentos também serão suspensos nos órgãos públicos, mantendo apenas segurança e saúde. Seguem o decreto, do governo as cidades e comércios de cidades como Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta.
Em Cuiabá e Várzea Grande, foi firmado acordo semelhante e parte do comércio também vai funcionar hoje.